Conheça Graciolina da Rosa Nunes, moradora de Santa Maria que completou 108 anos nesta quinta-feira

Conheça Graciolina da Rosa Nunes, moradora de Santa Maria que completou 108 anos nesta quinta-feira

Foto: Nathália Schneider

Segundo dados do último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), realizado em 2022, Santa Maria conta com apenas 44 pessoas com mais de cem anos de idade. São 33 mulheres e 11 homens. O número representa 0,02% da população do município, que chegou aos 271 mil habitantes.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Ultrapassar a barreira dos cem anos não é uma tarefa fácil, os números mostram que são poucos que conseguem. Natural de São Lourenço do Sul, Graciolina da Rosa Nunes comemorou 108 anos nesta quinta-feira (25) em Santa Maria. Para homenagear a marca histórica na vida da idosa, familiares e amigos organizaram uma festa de aniversário.

O planejamento ficou por conta das filhas Maria Mardilê Nunes, 80 anos, e Marizete das Graças Nunes, 69 anos, e pela sobrinha-neta Cássia Schwartz Nunes, 23 anos, que mobilizaram pessoas queridas para prestigiar Graciolina.

– É uma benção eu ter minha mãe até os 108 anos. Ela é uma mulher muito tranquila, não reclama de nada e não toma remédios regularmente. Ela sempre cuidou de nós e agora é nossa vez de cuidar dela – afirma Maria Mardilê Nunes, emocionada ao lembrar da vida de Graciolina.

Maria Mardilê Nunes, 80 anos, retribui o amor que ganhou ao longo da vida para sua mãe Foto: Nathália Schneider

LEIA MAIS

A filha ainda conta que a mãe sempre gostou de comemorar aniversários. Desde que ela ultrapassou os cem anos, cada novo ciclo de vida é muito festejado. Neste ano, Cássia fez a preparação dos pratos típicos de aniversário com a ajuda das cuidadoras da idosa. Apesar de serem receitas completamente distintas, que vão de pastéis até bolo de aniversário, um ingrediente foi adicionado em todos os preparos.

O amor. Preparamos tudo com muito carinho, com as mãos de cada pessoa. Eu acredito que esse é o ingrediente principal destas comidas e também é o que nos traz aqui hoje para homenagear a avó – conta Cássia.

Nascida no dia 25 de janeiro de 1916, Graciolina viveu muitos períodos importantes da história do Brasil e do mundo. Ela ficou viúva aos 88 anos e aos 95 se mudou para Santa Maria, onde reside com as duas filhas. Apesar de estar acamada atualmente e ter dificuldades de comunicação, o genro José Avelino Nunes, 75 anos, gosta de lembrar dela como uma pessoa extremamente ativa:

– Quando era jovem, era uma atividade incrível. Com todas as dificuldades que ela passou, sempre teve uma força de viver muito grande. Ela ama os filhos e os filhos a amam e, por isso, cuidam tão bem dela. Eu sempre digo, ela tem uma missão nesse mundo: amar os filhos.

Todo o alimento servido na festa foi feito com as mãos de quem ama Dona Graciolina Foto: Nathália Schneider

Quando questionados sobre qual é a “fórmula mágica” para tamanha longevidade, tanto José quanto Maria Mardilê são cirúrgicos:

– Ela sempre se alimentou muito bem. Ela se alimenta regularmente e de forma saudável. Sempre foi assim. A origem da saúde dela está associada aos alimentos – brinca o genro.

Mesmo tendo sua vida guiada por uma alimentação saudável, os familiares contaram à reportagem que a idosa estava animada para comer o bolo preparado por Cássia. Durante a festa da Dona Graciolina, não faltou animação. Familiares e amigos próximos cantaram parabéns para uma das poucas pessoas que podem dizer que viveram mais de um século de vida.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Temperaturas mais altas retornam só em fevereiro; confira a previsão para o fim de semana Anterior

Temperaturas mais altas retornam só em fevereiro; confira a previsão para o fim de semana

Com cerca de 95% dos serviços concluídos, obra para recuperar a drenagem na Avenida Dores está na fase final Próximo

Com cerca de 95% dos serviços concluídos, obra para recuperar a drenagem na Avenida Dores está na fase final

Geral